top of page
Buscar

Qual é a diferença entre coaching e mentoria?


Você já assistiu ao filme "Um senhor estagiário" (Trailer), em que o Robert De Niro interpreta um estagiário numa grande startup? (contém spoilers)


Então, nesse filme vemos que as referências do que ele aprendeu em sua vida profissional mudaram, então ele se coloca numa posição de aprendiz para que ele possa útil, já que não se sente tão feliz em sua vida rotineira de aposentado.


O que ocorre é que em alguns momentos ele é o mentor de seus colegas de trabalho, pois já tem experiências em sua vida e em outros momentos passa a ser mentorado por seus colegas que ensinam novas formas de trabalho.


O papel do mentor é de compartilhar o seu conhecimento o que faz com que seu mentorado "pule etapas", afinal a pessoa mais experiente (não necessariamente de maior idade) já passou por aquilo e pode apoia-lo a fazer de forma mais eficiente naquele campo de atuação. O mentor geralmente é escolhido por sua habilidade de orientar e por sua alta expertise.


O processo de mentoria pode ser pontual ou espaçada, ou seja apoiar um projeto do qual o mentorado precisa "cortar caminho" ou retomar a cada etapa de avanço daquele projeto.


O papel do coaching independe de sua área de atuação / profissional e segue um processo sistematizado e intensivo para o desenvolvimento de competências comportamentais, com o estabelecimento de objetivos e metas mensuráveis.


Isso não quer dizer que na mentoria você não desenvolva competências comportamentais, afinal de contas tudo o que aprendemos nos desenvolve pessoalmente. O ponto mais importante de diferenciação é que geralmente o mentor desenvolve habilidades técnicas, já o coaching foca no comportamental.




Logo Whatsapp
bottom of page