Embora psicoterapia e coaching possam ajudar as pessoas a lidar com desafios pessoais e profissionais, são duas abordagens distintas e têm finalidades e focos diferentes.
Primordial diferença está na formação/qualificação e a regulamentação para se profissionalizar. O psicólogo passa por uma formação de 5 anos fundamentada no desenvolvimento humano e para sua formação deve realizar atendimentos com supervisão em clínica/hospital escola, além disso após a graduação (reconhecida pelo MEC) deve se inscrever no órgão regulamentador CRP (Conselho Regional de Psicologia) sujeito ao cumprimento do código de ética rigoroso do qual determina punições e até cassação de seu registro, no caso de irregularidade.
Já o coaching não tem nenhum tipo de regulamentação ou registro exigido legalmente para exercício da profissão ou tempo pré-estabelecido de formação (não necessariamente reconhecida pelo MEC), embora temos entidades sérias de formação e supervisão de profissionais mais experientes e registros em associações.
O psicólogo independente de sua abordagem teórica/prática, tem o objetivo de lidar com o sofrimento emocional, sejam questões da ordem de saúde mental ou questões de auto desenvolvimento para promover a compreensão da origem dos gatilhos ou comportamentos que originam tais questões. A psicoterapia lida com questões do presente, mas também explora eventos passados para entender o funcionamento psicológico do indivíduo. Diagnósticos como depressão, ansiedade, bipolaridade, burnout dentre outros, são tratados exclusivamente por psicoterapeutas.
O coaching utiliza uma abordagem orientada para a ação e o desenvolvimento de competências, ajuda o clientes a definir metas claras e a criar planos de ação para alcançá-las que melhorarem seu desempenho e alcance resultados mensuráveis. O foco da relação é orientada para o presente e futuro.
Em resumo, o coaching e a psicoterapia são abordagens distintas, cada uma com seu propósito e foco. Enquanto o coaching se concentra em objetivos específicos, desenvolvimento de competências e ação no presente, a psicoterapia é voltada para o tratamento emocional, a exploração das profundezas da psicologia do cliente e a resolução de problemas emocionais. A escolha entre coaching e psicoterapia dependerá das necessidades individuais e das questões que uma pessoa deseja abordar em sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Em alguns casos, as duas abordagens podem ser complementares, dependendo das circunstâncias e dos objetivos do cliente.